domingo, 23 de agosto de 2009

Começo do BrasileirãO


O primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol foi disputado em 1971 e foi vencido pelo Clube Atlético Mineiro.

O campeonato surgiu a partir do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, do qual participavam 17 clubes de 7 Estados brasileiros: Guanabara, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Pernambuco. Para a sua primeira edição com o nome oficial de Campeonato Brasileiro, em 1971, foram convidados 20 clubes de 8 Estados, tendo sido incluídos um terceiro time de Minas, um segundo de Pernambuco e, pela primeira vez, um clube do Ceará.

O regulamento inicial previa uma fase classificatória mais curta, com jogos apenas dentro de cada grupo, e com duas vagas reservadas para os clubes com a melhor média de renda. As muitas denúncias de compra de ingressos pelos clubes, e uma revolta dos jogadores do Flamengo, que deveriam perder o jogo contra o Santos para poderem se classificar, fez com que a CBD recuasse e modificasse o regulamento, estendendo a fase inicial e eliminando a classificação por renda.

Em 1971, houve também um Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão, que foi vencido pelo Villa Nova (MG), mas não havia previsão de acesso e descenso entre as divisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário